Olá, leitores! Vocês sabiam que o livro de Efésios é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo aos crentes em Éfeso? Ele é considerado um dos livros mais importantes do Novo Testamento e é frequentemente usado para ensinar sobre a vida cristã. Mas você sabe em que ano ele foi escrito?
Quando foi escrito o livro de Efésios?
Não há um consenso exato sobre a data em que o livro de Efésios foi escrito, mas a maioria dos estudiosos acredita que foi escrito entre 60 e 62 d.C. Isso significa que o livro foi escrito durante o primeiro século, quando o cristianismo ainda estava em seus primórdios.
Evidências internas do livro
Existem algumas evidências internas do livro de Efésios que podem nos ajudar a entender quando ele foi escrito. Por exemplo, Paulo menciona em Efésios 6:21 que ele estava preso em Roma. Sabemos que Paulo foi preso em Roma por volta do ano 60 d.C., então isso nos dá uma pista sobre a data em que o livro de Efésios foi escrito.
Evidências externas do livro
Além das evidências internas, também existem evidências externas que podem nos ajudar a datar o livro de Efésios. Por exemplo, o livro é mencionado em várias outras cartas do Novo Testamento, o que sugere que ele foi escrito antes dessas cartas. A carta de Clemente de Roma, escrita por volta do ano 95 d.C., também menciona o livro de Efésios, o que nos dá mais uma evidência de que ele foi escrito antes dessa data.
Problemas relacionados à datação do livro de Efésios
Embora a maioria dos estudiosos concorde que o livro de Efésios foi escrito entre 60 e 62 d.C., existem alguns problemas relacionados à datação do livro. Um desses problemas é que Paulo não menciona o nome de Éfeso em nenhuma parte do livro. Isso levou alguns estudiosos a sugerir que o livro não foi realmente escrito para os crentes em Éfeso, mas sim para uma igreja em outra cidade.
Outro problema relacionado à datação do livro de Efésios é que ele contém algumas passagens que são semelhantes a passagens em outras cartas de Paulo. Isso levou alguns estudiosos a sugerir que o livro de Efésios foi escrito por um seguidor de Paulo, e não pelo próprio Paulo. No entanto, a maioria dos estudiosos acredita que o livro de Efésios foi realmente escrito por Paulo.
Soluções para os problemas relacionados à datação do livro de Efésios
Existem algumas soluções possíveis para os problemas relacionados à datação do livro de Efésios. Por exemplo, alguns estudiosos sugerem que Paulo não mencionou o nome de Éfeso no livro porque ele estava escrevendo para uma igreja em outra cidade que estava sendo perseguida. Outros estudiosos sugerem que as passagens semelhantes em outras cartas de Paulo são simplesmente citações de Paulo de suas próprias cartas anteriores.
No final das contas, a questão da data em que o livro de Efésios foi escrito é complexa e não há uma resposta fácil. No entanto, a maioria dos estudiosos acredita que o livro foi escrito entre 60 e 62 d.C. e que foi escrito pelo próprio Paulo.
Espero que este post tenha ajudado vocês a entender um pouco mais sobre o livro de Efésios e a data em que ele foi escrito. Se vocês tiverem alguma dúvida, por favor, não hesitem em perguntar! Até a próxima!