Já ouviu falar do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie? Se não, você está perdendo um clássico da literatura de autoajuda. Publicado pela primeira vez em 1936, o livro vendeu mais de 15 milhões de cópias e foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Neste post, vamos explorar algumas das principais ideias do livro e ver como elas podem ser aplicadas em nossas vidas. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre o autor.
O autor: Dale Carnegie
Dale Carnegie nasceu em 1888 em uma fazenda no Missouri, nos Estados Unidos. Ele começou sua carreira como vendedor, mas logo percebeu que não era muito bom nisso. No entanto, ele tinha um talento natural para falar em público e começou a dar palestras sobre vendas e liderança. Em 1936, ele publicou seu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que se tornou um best-seller instantâneo.
Carnegie faleceu em 1955, mas seu legado continua vivo. Seu livro continua a ser um dos livros de autoajuda mais vendidos do mundo e suas ideias influenciaram gerações de pessoas.
Principais ideias do livro
1. Não critique, condene ou reclame
Uma das principais ideias do livro é que devemos evitar criticar, condenar ou reclamar. Essas atitudes negativas só servem para afastar as pessoas e criar conflitos. Em vez disso, devemos nos concentrar em elogiar, aprovar e agradecer.
2. Sorria
Um sorriso pode fazer milagres. Quando sorrimos, as pessoas se sentem mais à vontade e dispostas a se abrir conosco. Portanto, faça um esforço para sorrir para as pessoas que você encontra, mesmo que você não as conheça.
3. Lembre-se de que o nome de uma pessoa é o som mais doce e importante para ela
Quando você se lembra do nome de uma pessoa, você mostra a ela que se importa com ela. Portanto, faça um esforço para lembrar os nomes das pessoas que você conhece, mesmo que você não as veja com frequência.
4. Seja um bom ouvinte
Quando alguém está falando com você, preste atenção no que ela está dizendo. Não interrompa e não mude de assunto. Mostre que você está interessado no que ela tem a dizer, fazendo contato visual e fazendo perguntas.
5. Fale sobre as coisas que interessam à outra pessoa
Quando você estiver conversando com alguém, tente falar sobre coisas que interessem a ela. Isso mostra que você se preocupa com ela e que quer conhecê-la melhor.
Problemas relacionados ao livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Apesar de ser um clássico da literatura de autoajuda, o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” também tem alguns problemas.
Um dos problemas é que o livro é um pouco antiquado. Algumas das ideias do Carnegie não são mais relevantes para o mundo de hoje. Por exemplo, ele recomenda que as mulheres usem roupas femininas e que os homens sejam sempre gentis e cavalheiros. Essas ideias podem parecer um pouco machistas e ultrapassadas para os leitores modernos.
Outro problema é que o livro é um pouco superficial. Carnegie não se aprofunda muito nas questões psicológicas que influenciam o comportamento humano. Ele simplesmente fornece uma série de dicas e técnicas que podem ser usadas para fazer amigos e influenciar pessoas. No entanto, essas dicas e técnicas podem ser ineficazes se não forem usadas corretamente.
Soluções para os problemas do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Apesar dos problemas mencionados acima, o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” ainda pode ser uma leitura útil para quem quer melhorar suas habilidades sociais. No entanto, é importante ler o livro com um olhar crítico e adaptar as ideias do Carnegie ao mundo moderno.
Por exemplo, você pode ignorar as dicas de Carnegie sobre roupas e comportamento de gênero. Você também pode procurar outras fontes de informação sobre psicologia humana para complementar as ideias do Carnegie.
Exemplos de como aplicar as ideias do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Existem muitas maneiras de aplicar as ideias do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” em sua vida. Aqui estão alguns exemplos:
- Sorria para as pessoas que você encontra, mesmo que você não as conheça.
- Quando alguém estiver falando com você, preste atenção no que ela está dizendo. Não interrompa e não mude de assunto.
- Elogie as pessoas que você conhece. Diga a elas o quanto você admira suas qualidades.
- Faça perguntas às pessoas sobre elas mesmas. Mostre que você está interessado em conhecê-las melhor.
- Evite criticar, condenar ou reclamar. Em vez disso, concentre-se em elogiar, aprovar e agradecer.
Opiniões de especialistas sobre o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
O livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” recebeu elogios de muitos especialistas. Por exemplo, o psicólogo social Robert Cialdini disse que o livro é “um dos livros mais influentes sobre psicologia social já escritos”. O empresário Warren Buffett disse que o livro é “o melhor livro de negócios que já li”.
Conclusão
“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é um livro clássico da literatura de autoajuda que pode ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades sociais e a se tornarem mais bem-sucedidas em suas vidas pessoais e profissionais. No entanto, é importante ler o livro com um olhar crítico e adaptar as ideias do Carnegie ao mundo moderno.
Livro Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas De Dale Carnegie
Dicas práticas para relacionamentos interpessoais.
- Sorria e seja simpático.
Mostre interesse genuíno nas pessoas.
Sorria e seja simpático.
Um sorriso é uma das coisas mais poderosas que você pode usar para fazer amigos e influenciar pessoas. Quando você sorri, você mostra às pessoas que você é amigável e que está aberto a conversar com elas. Um sorriso também pode ajudar a quebrar o gelo em uma situação social desconfortável.
-
Sorria para as pessoas que você encontra, mesmo que você não as conheça.
Isso mostra às pessoas que você é amigável e que está aberto a conversar com elas. Também pode ajudar a criar um ambiente mais positivo e acolhedor.
-
Seja simpático e gentil com as pessoas.
Isso significa ser educado, atencioso e prestativo. Quando você é simpático com as pessoas, elas são mais propensas a gostar de você e a querer passar tempo com você.
-
Aprenda a conversar com as pessoas.
Isso significa fazer perguntas, ouvir atentamente e mostrar interesse no que as pessoas têm a dizer. Quando você conversa com as pessoas, você mostra a elas que você se importa com elas e que quer conhecê-las melhor.
-
Seja positivo e otimista.
As pessoas são atraídas por pessoas positivas e otimistas. Quando você é positivo e otimista, você faz as pessoas se sentirem bem consigo mesmas e com o mundo ao seu redor. Isso pode ajudar a criar relacionamentos fortes e duradouros.
Sorrir e ser simpático são maneiras simples, mas poderosas, de fazer amigos e influenciar pessoas. Quando você sorri e é simpático, você mostra às pessoas que você se importa com elas e que quer conhecê-las melhor. Isso pode ajudar a criar relacionamentos fortes e duradouros.