Já leu o Diário de Um Banana? Se sim, então você conhece o Jeff Kinney, o autor dessa série de livros infantojuvenis de muito sucesso.
Jeff Kinney é um cartunista, escritor e produtor de televisão americano. Ele é mais conhecido por ser o autor da série de livros Diário de Um Banana, que vendeu mais de 250 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzida para mais de 50 idiomas.
Quem é Jeff Kinney?
Jeff Kinney nasceu em 19 de fevereiro de 1971 em Fort Washington, Maryland, Estados Unidos. Ele estudou na Universidade de Maryland, onde se formou em ciência da computação. Depois de se formar, trabalhou como programador de computador e designer gráfico.
Como surgiu a ideia do Diário de Um Banana?
A ideia do Diário de Um Banana surgiu quando Jeff Kinney estava trabalhando como designer gráfico. Ele queria criar uma história em quadrinhos que fosse engraçada e que as crianças pudessem se identificar. Ele se inspirou em suas próprias experiências como criança e criou o personagem Greg Heffley, um menino de 12 anos que enfrenta os desafios da escola, da família e dos amigos.
Quais são os livros da série Diário de Um Banana?
- Diário de Um Banana
- Rodrick é o Cara
- Caindo na Estrada
- Dias de Cão
- A Última Gota
- Boa Viagem
- Perde Tudo
- Oito é Demais
- Freguei
- Online
- Senhor Banana
- Segurança Máxima
- O Diário de Um Banana – Faça Você Mesmo!
- O Diário de Um Banana – Livro de Atividades
- O Diário de Um Banana – Livro de Brincadeiras
Problemas relacionados a Jeff Kinney e ao Diário de Um Banana
- Em 2012, Jeff Kinney foi acusado de plágio por um autor chamado Rachel Renee Russell. Russell alegou que Kinney havia copiado personagens e situações de seu livro “Dork Diaries” para o Diário de Um Banana. O caso foi resolvido fora do tribunal.
- Em 2015, o Diário de Um Banana foi banido de algumas escolas nos Estados Unidos por causa de seu conteúdo sexualmente sugestivo. No entanto, o livro foi posteriormente autorizado novamente em muitas dessas escolas.
Soluções para os problemas
- O caso de plágio foi resolvido fora do tribunal, o que significa que as duas partes chegaram a um acordo sem que o caso fosse a julgamento.
- O Diário de Um Banana foi banido de algumas escolas por causa de seu conteúdo sexualmente sugestivo. No entanto, o livro foi posteriormente autorizado novamente em muitas dessas escolas. Isso significa que as escolas decidiram que o livro não é mais considerado inadequado para crianças.
Apesar dos problemas que Jeff Kinney e o Diário de Um Banana enfrentaram, a série de livros continua sendo um grande sucesso. Os livros foram traduzidos para mais de 50 idiomas e venderam mais de 250 milhões de cópias em todo o mundo. O Diário de Um Banana também foi adaptado para o cinema e para a televisão.
Jeff Kinney é um autor de muito sucesso que criou uma série de livros que cativou crianças de todas as idades. O Diário de Um Banana é uma série divertida e bem-humorada que aborda os desafios da infância de uma forma que as crianças podem se identificar.