Quais São Os 7 Livros Que Faltam Na Bíblia Protestante
A Bíblia protestante, ao contrário da católica, possui 66 livros ao invés de 73. Isso porque os protestantes não reconhecem a autoridade dos 7 livros que foram adicionados à Bíblia católica no século XVI, conhecidos como livros deuterocanônicos.
Por que os protestantes não reconhecem os livros deuterocanônicos?
Existem várias razões pelas quais os protestantes não reconhecem os livros deuterocanônicos. Uma delas é que esses livros não foram incluídos no cânon hebraico, que é a coleção de livros considerados sagrados pelos judeus. Outra razão é que os livros deuterocanônicos contêm ensinamentos que não estão em acordo com a doutrina protestante, como a oração pelos mortos e a intercessão dos santos.
Quais são os 7 livros deuterocanônicos?
Os 7 livros deuterocanônicos são:
- Tobias
- Judite
- Ester (com adições)
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Baruque
- Carta de Jeremias
Problemas relacionados aos 7 livros que faltam na Bíblia protestante
A ausência dos 7 livros deuterocanônicos na Bíblia protestante pode causar alguns problemas, como:
- Dificuldade em entender algumas passagens da Bíblia, que fazem referência a pessoas ou eventos mencionados nos livros deuterocanônicos.
- Desconhecimento de ensinamentos importantes da fé cristã, como a oração pelos mortos e a intercessão dos santos.
- Dificuldade em dialogar com católicos e ortodoxos, que reconhecem os livros deuterocanônicos como parte da Bíblia.
Soluções para os problemas relacionados aos 7 livros que faltam na Bíblia protestante
Existem algumas soluções para os problemas relacionados aos 7 livros que faltam na Bíblia protestante, como:
- Estudar os livros deuterocanônicos, mesmo que não os considere como parte da Bíblia.
- Dialogar com católicos e ortodoxos sobre as diferenças entre as duas tradições.
- Traduzir a Bíblia para outras línguas, incluindo os livros deuterocanônicos.
A questão dos 7 livros que faltam na Bíblia protestante é complexa e não tem uma resposta fácil. No entanto, é importante estar ciente das diferenças entre as tradições protestante e católica e buscar soluções para os problemas que essas diferenças podem causar.
Quais São Os 7 Livros Que Faltam Na Bíblia Protestante
Católicos e protestantes têm Bíblias diferentes.
- Cânone hebraico.
Os protestantes seguem o cânone hebraico, que não inclui os 7 livros deuterocanônicos.
Cânone hebraico
O cânone hebraico é a coleção de livros considerados sagrados pelos judeus. É composto por 24 livros, divididos em três partes:
- A Torá (Lei): os cinco primeiros livros da Bíblia, também conhecidos como Pentateuco. Inclui Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
- Os Nevi’im (Profetas): os livros históricos e proféticos da Bíblia. Inclui Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores.
- Os Ketuvim (Escritos): os livros poéticos e sapienciais da Bíblia. Inclui Salmos, Provérbios, Jó, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.
O cânone hebraico foi estabelecido por volta do século I d.C. pelos rabinos judeus. Eles escolheram os livros que consideravam inspirados por Deus e que estavam de acordo com a tradição judaica. Os livros deuterocanônicos não foram incluídos no cânone hebraico porque foram escritos depois do período em que os rabinos acreditavam que Deus havia se revelado ao povo judeu.
Os protestantes seguem o cânone hebraico porque acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus e que os livros que a compõem foram escolhidos por Deus. Eles não reconhecem os livros deuterocanônicos como parte da Bíblia porque não acreditam que eles sejam inspirados por Deus.