Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento?
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia cristã. É composto por 39 livros, escritos em hebraico e aramaico, que contam a história do povo de Israel desde a criação do mundo até o nascimento de Jesus Cristo. Os livros do Antigo Testamento são divididos em quatro seções: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos e os livros proféticos.
O Pentateuco
O Pentateuco é a primeira seção do Antigo Testamento. É composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Pentateuco conta a história da criação do mundo, da queda do homem, do Dilúvio, da saída do Egito e da promulgação dos Dez Mandamentos.
Os Livros Históricos
Os livros históricos são a segunda seção do Antigo Testamento. São compostos por 12 livros: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Os livros históricos contam a história do povo de Israel desde a conquista de Canaã até o retorno do exílio na Babilônia.
Os Livros Poéticos
Os livros poéticos são a terceira seção do Antigo Testamento. São compostos por cinco livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. Os livros poéticos contêm poemas, hinos, provérbios e cânticos que expressam a fé e a esperança do povo de Israel.
Os Livros Proféticos
Os livros proféticos são a quarta seção do Antigo Testamento. São compostos por 17 livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Os livros proféticos contêm as profecias dos profetas de Israel, que falaram em nome de Deus e denunciaram os pecados do povo.
Problemas relacionados a Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento
Existem alguns problemas relacionados a Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento. Um dos problemas é que alguns dos livros não são mencionados na Bíblia. Por exemplo, o livro de Enoque é mencionado em Judas 1:14-15, mas não está incluído no cânon bíblico. Outro problema é que a ordem dos livros no Antigo Testamento varia entre as diferentes tradições religiosas. Por exemplo, a ordem dos livros na Bíblia hebraica é diferente da ordem dos livros na Bíblia cristã.
Soluções para os problemas relacionados a Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento
Existem algumas soluções possíveis para os problemas relacionados a Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento. Uma solução é usar uma concordância bíblica para encontrar os livros que não são mencionados na Bíblia. Outra solução é usar uma Bíblia que inclua os livros que não estão no cânon bíblico. Finalmente, é possível usar uma Bíblia que tenha a mesma ordem dos livros que a sua tradição religiosa usa.
Conclusão
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia cristã. É composto por 39 livros, escritos em hebraico e aramaico, que contam a história do povo de Israel desde a criação do mundo até o nascimento de Jesus Cristo. Os livros do Antigo Testamento são divididos em quatro seções: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos e os livros proféticos. Existem alguns problemas relacionados a Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento, mas existem também algumas soluções possíveis para esses problemas.
Quais São Os Nomes Dos Livros Do Antigo Testamento
39 livros canônicos.
- Gênesis, Êxodo
- Levítico, Números
- Deuteronômio
Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento.
Gênesis, Êxodo
Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e conta a história da criação do mundo, da queda do homem, do Dilúvio e da história dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. O livro também contém as genealogias das tribos de Israel.
Êxodo é o segundo livro da Bíblia e conta a história da saída do povo de Israel do Egito, liderados por Moisés. O livro também contém os Dez Mandamentos, que foram dados a Moisés por Deus no Monte Sinai.
Gênesis
Gênesis significa “origem” ou “começo”. O livro começa com a criação do mundo por Deus em seis dias. Em seguida, conta a história da queda do homem, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. O livro também conta a história do Dilúvio, quando Deus destruiu o mundo com um dilúvio, exceto por Noé e sua família, que foram salvos em uma arca.
A segunda parte do livro de Gênesis conta a história dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra natal e ir para uma terra desconhecida, que se tornaria a terra de Israel. Abraão teve dois filhos, Isaque e Ismael. Isaque teve dois filhos, Esaú e Jacó. Jacó teve doze filhos, que se tornaram os pais das doze tribos de Israel.
Êxodo
Êxodo significa “saída”. O livro começa com o povo de Israel escravizado no Egito. Deus enviou Moisés para libertar o povo de Israel da escravidão. Moisés realizou muitos milagres para convencer o faraó do Egito a deixar o povo de Israel ir embora. Finalmente, o faraó concordou e o povo de Israel deixou o Egito.
O livro de Êxodo também conta a história da viagem do povo de Israel pelo deserto. Durante a viagem, Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos no Monte Sinai. Os Dez Mandamentos são as leis morais que Deus deu ao povo de Israel para viver.
O livro de Êxodo termina com o povo de Israel chegando à Terra Prometida, a terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó.
Levítico, Números
Levítico e Números são o terceiro e quarto livros da Bíblia, respectivamente. Levítico contém principalmente leis e regulamentos religiosos, enquanto Números conta a história da jornada do povo de Israel pelo deserto.
Levítico
O livro de Levítico contém principalmente leis e regulamentos religiosos. Essas leis cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo sacrifícios, ofertas, pureza ritual, festas religiosas e leis morais.
- Sacrifícios e ofertas: O livro de Levítico descreve os diferentes tipos de sacrifícios e ofertas que o povo de Israel deveria fazer a Deus. Esses sacrifícios e ofertas eram uma forma de o povo de Israel se aproximar de Deus e obter perdão pelos seus pecados.
- Pureza ritual: O livro de Levítico também contém leis sobre pureza ritual. Essas leis determinavam o que o povo de Israel deveria fazer para se purificar de impurezas físicas e espirituais.
- Festas religiosas: O livro de Levítico também descreve as diferentes festas religiosas que o povo de Israel deveria celebrar. Essas festas eram uma forma de o povo de Israel se lembrar dos eventos importantes da sua história e celebrar a sua relação com Deus.
- Leis morais: O livro de Levítico também contém leis morais. Essas leis cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo assassinato, adultério, roubo e mentira.
Números
O livro de Números conta a história da jornada do povo de Israel pelo deserto. Essa jornada durou 40 anos e foi marcada por muitos desafios e dificuldades.
- A jornada pelo deserto: O livro de Números descreve a jornada do povo de Israel pelo deserto. Essa jornada foi longa e difícil, e o povo de Israel enfrentou muitos desafios, incluindo fome, sede e ataques de inimigos.
- O censo do povo: O livro de Números também contém o censo do povo de Israel. Esse censo foi realizado para determinar o tamanho do exército israelita e para distribuir a terra de Canaã entre as diferentes tribos.
- A rebelião de Coré: O livro de Números também conta a história da rebelião de Coré. Coré era um levita que se rebelou contra Moisés e Aarão, alegando que eles não eram os únicos líderes legítimos do povo de Israel. A rebelião de Coré foi suprimida por Deus, que enviou fogo do céu para consumir Coré e seus seguidores.
- A chegada à Terra Prometida: O livro de Números termina com o povo de Israel chegando à Terra Prometida, a terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó.
Deuteronômio
Deuteronômio é o quinto e último livro do Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. O livro foi escrito por Moisés pouco antes do povo de Israel entrar na Terra Prometida.
Deuteronômio
- Uma recapitulação da lei: O livro de Deuteronômio é uma recapitulação da lei de Deus dada a Moisés no Monte Sinai. O livro contém os Dez Mandamentos e muitas outras leis e regulamentos que cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo a adoração a Deus, a conduta moral e as leis sociais.
- Exortações à obediência: O livro de Deuteronômio também contém muitas exortações à obediência. Moisés exorta o povo de Israel a obedecer à lei de Deus e a amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças.
- Bênçãos e maldições: O livro de Deuteronômio também contém bênçãos e maldições. Moisés diz ao povo de Israel que se eles obedecerem à lei de Deus, eles serão abençoados com prosperidade, saúde e paz. Mas se eles desobedecerem à lei de Deus, eles serão amaldiçoados com pobreza, doença e guerra.
- A morte de Moisés: O livro de Deuteronômio termina com a morte de Moisés. Moisés morre no Monte Nebo, com vista para a Terra Prometida. Ele é sucedido por Josué, que leva o povo de Israel para a Terra Prometida.
Deuteronômio é um livro importante do Antigo Testamento porque contém a lei de Deus e muitas exortações à obediência. O livro também contém bênçãos e maldições, que mostram ao povo de Israel as consequências de obedecer ou desobedecer à lei de Deus.