Quais São Os Sete Livros A Mais Da Bíblia Católica?
Você sabia que a Bíblia Católica tem sete livros a mais do que a Bíblia Protestante? Esses livros são chamados de deuterocanônicos, e foram adicionados à Bíblia pela Igreja Católica no século XVI. Neste artigo, vamos explorar esses livros e entender por que eles são importantes.
O Cânone da Bíblia
O cânone da Bíblia é a lista de livros que são considerados inspirados por Deus e, portanto, fazem parte da Bíblia. O cânone da Bíblia Protestante é composto por 66 livros: 39 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento. Já o cânone da Bíblia Católica é composto por 73 livros: 46 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento.
Os Sete Livros Deuterocanônicos
Os sete livros deuterocanônicos são:
- Tobias
- Judite
- Ester (com adições)
- Sabedoria
- Eclesiástico (também conhecido como Sirácida)
- Baruque
- Macab eus (1 e 2)
A Importância dos Livros Deuterocanônicos
Os livros deuterocanônicos são importantes porque eles contêm ensinamentos valiosos sobre a fé e a vida cristã. Por exemplo, o livro de Tobias ensina sobre a importância da fidelidade e da caridade, enquanto o livro de Judite ensina sobre a importância da coragem e da fé em Deus.
Problemas Relacionados aos Livros Deuterocanônicos
Existem alguns problemas relacionados aos livros deuterocanônicos. Um problema é que eles não são aceitos por todas as igrejas cristãs. As igrejas protestantes, por exemplo, não os consideram inspirados por Deus e, portanto, não os incluem em suas Bíblias. Outro problema é que alguns dos livros deuterocanônicos contêm passagens que são consideradas controversas, como as passagens que descrevem a violência e a guerra.
Soluções para os Problemas Relacionados aos Livros Deuterocanônicos
Existem algumas soluções possíveis para os problemas relacionados aos livros deuterocanônicos. Uma solução é que as igrejas cristãs se unam e cheguem a um acordo sobre quais livros devem ser incluídos na Bíblia. Outra solução é que os livros deuterocanônicos sejam estudados com cuidado e que as passagens controversas sejam interpretadas de forma responsável.
Conclusão
Os sete livros deuterocanônicos são uma parte importante da Bíblia Católica. Eles contêm ensinamentos valiosos sobre a fé e a vida cristã, e devem ser estudados com cuidado e respeito. Apesar dos problemas relacionados a esses livros, existem soluções possíveis que podem ajudar a superar esses problemas e a promover a unidade entre as igrejas cristãs.
Quais São Os Sete Livros A Mais Da Bíblia Católica
Livros deuterocanônicos: importantes para católicos.
- Ensinamentos valiosos.
Esses livros contêm ensinamentos valiosos sobre a fé e a vida cristã.
Ensinamentos valiosos.
Os livros deuterocanônicos contêm ensinamentos valiosos sobre a fé e a vida cristã. Esses ensinamentos podem nos ajudar a crescer em nossa fé, a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e a enfrentar os desafios da vida com esperança e coragem.
- Fé em Deus: Os livros deuterocanônicos nos ensinam a confiar em Deus, mesmo quando as coisas estão difíceis. Por exemplo, o livro de Tobias nos ensina que Deus pode nos livrar de qualquer mal se confiarmos nele.
- Amor ao próximo: Os livros deuterocanônicos nos ensinam a amar uns aos outros, independentemente de nossas diferenças. Por exemplo, o livro de Judite nos ensina que Deus pode usar até mesmo as pessoas mais fracas para fazer grandes coisas.
- Esperança na vida eterna: Os livros deuterocanônicos nos ensinam que há vida após a morte e que podemos ter esperança de um futuro melhor. Por exemplo, o livro da Sabedoria nos ensina que os justos serão recompensados no céu.
- Sabedoria para a vida: Os livros deuterocanônicos nos ensinam como viver uma vida sábia e virtuosa. Por exemplo, o livro de Eclesiástico nos ensina a ser humildes, pacientes e justos.
Esses são apenas alguns dos muitos ensinamentos valiosos que podemos encontrar nos livros deuterocanônicos. Esses livros são uma fonte de sabedoria e inspiração para os cristãos de todas as idades.