O Evangelho de Mateus
Qual o primeiro livro da Bíblia do Novo Testamento? A resposta é o Evangelho de Mateus. O Evangelho de Mateus é o primeiro dos quatro Evangelhos canônicos do Novo Testamento da Bíblia cristã. Os outros três Evangelhos são Marcos, Lucas e João.
Autoria
O Evangelho de Mateus é tradicionalmente atribuído ao apóstolo Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus. No entanto, a autoria do Evangelho é incerta e tem sido debatida por muitos estudiosos. Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho foi escrito por um autor desconhecido que usou o nome de Mateus para dar autoridade ao Evangelho.
Data de composição
A data de composição do Evangelho de Mateus também é incerta. Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho foi escrito na década de 80 d.C., enquanto outros acreditam que foi escrito na década de 100 d.C. O Evangelho de Mateus foi provavelmente escrito em Antioquia, na Síria.
Conteúdo
O Evangelho de Mateus contém uma variedade de informações sobre a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo. O Evangelho começa com uma genealogia de Jesus, que remonta a Abraão. O Evangelho também contém um relato do nascimento de Jesus, o sermão da montanha e a ressurreição de Jesus.
Propósito
O propósito do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias e o Filho de Deus. O Evangelho também visa mostrar aos leitores como viver uma vida cristã. O Evangelho de Mateus é um livro importante para os cristãos, pois fornece uma visão da vida e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Problemas relacionados ao Evangelho de Mateus
Existem alguns problemas relacionados ao Evangelho de Mateus. Um dos problemas é a autoria do Evangelho. Como mencionado anteriormente, a autoria do Evangelho é incerta e tem sido debatida por muitos estudiosos. Outro problema é a data de composição do Evangelho. A data de composição do Evangelho também é incerta e tem sido debatida por muitos estudiosos.
Apesar desses problemas, o Evangelho de Mateus continua sendo um livro importante para os cristãos. O Evangelho fornece uma visão da vida e dos ensinamentos de Jesus Cristo e é um recurso valioso para os cristãos que desejam aprender mais sobre sua fé.
Recomendações para o estudo do Evangelho de Mateus
Se você estiver interessado em estudar o Evangelho de Mateus, há alguns recursos disponíveis para ajudá-lo. Você pode encontrar muitos comentários bíblicos e livros que discutem o Evangelho de Mateus. Você também pode encontrar muitos recursos online que fornecem informações sobre o Evangelho de Mateus.
O Evangelho de Mateus é um livro rico e complexo que pode ser difícil de entender. No entanto, com um pouco de esforço, você pode aprender muito sobre a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.
Qual O Primeiro Livro Da Bíblia Do Novo Testamento
Evangelho de Mateus.
- Autor: Mateus ou desconhecido.
- Data: 80-100 d.C.
- Local: Antioquia, Síria.
- Propósito: Apresentar Jesus como o Messias.
O Evangelho de Mateus é o primeiro livro da Bíblia do Novo Testamento e fornece uma visão da vida e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Autor
A autoria do Evangelho de Mateus é incerta e tem sido debatida por muitos estudiosos. Tradicionalmente, o Evangelho é atribuído ao apóstolo Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus. No entanto, existem algumas evidências que sugerem que o Evangelho pode ter sido escrito por um autor desconhecido que usou o nome de Mateus para dar autoridade ao Evangelho.
-
Evidências a favor da autoria de Mateus:
O Evangelho de Mateus contém muitas informações privilegiadas sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Por exemplo, o Evangelho contém um relato do sermão da montanha, que é um dos discursos mais famosos de Jesus. O Evangelho também contém um relato da ressurreição de Jesus, que é um dos eventos mais importantes da história cristã.
-
Evidências contra a autoria de Mateus:
O Evangelho de Mateus contém algumas informações que sugerem que o autor não foi uma testemunha ocular do ministério de Jesus. Por exemplo, o Evangelho contém um relato do nascimento de Jesus, que é um evento que Mateus não teria testemunhado. O Evangelho também contém um relato da ascensão de Jesus, que é outro evento que Mateus não teria testemunhado.
Com base nas evidências disponíveis, é difícil dizer com certeza se o Evangelho de Mateus foi escrito por Mateus ou por um autor desconhecido. No entanto, a maioria dos estudiosos acredita que o Evangelho foi escrito por um autor desconhecido que usou o nome de Mateus para dar autoridade ao Evangelho.
Data
A data de composição do Evangelho de Mateus também é incerta e tem sido debatida por muitos estudiosos. Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho foi escrito na década de 80 d.C., enquanto outros acreditam que foi escrito na década de 100 d.C.
-
Evidências a favor de uma data mais antiga:
O Evangelho de Mateus contém algumas informações que sugerem que foi escrito logo após a morte de Jesus. Por exemplo, o Evangelho contém um relato da destruição do Templo de Jerusalém, que ocorreu em 70 d.C. O Evangelho também contém um relato da perseguição aos cristãos, que começou logo após a morte de Jesus.
-
Evidências a favor de uma data mais tardia:
O Evangelho de Mateus contém algumas informações que sugerem que foi escrito mais tarde, após a destruição do Templo de Jerusalém. Por exemplo, o Evangelho contém um relato da ressurreição de Jesus, que ocorreu após a destruição do Templo. O Evangelho também contém um relato da ascensão de Jesus, que ocorreu após a ressurreição.
Com base nas evidências disponíveis, é difícil dizer com certeza quando o Evangelho de Mateus foi escrito. No entanto, a maioria dos estudiosos acredita que o Evangelho foi escrito entre 80 e 100 d.C.
Local
O Evangelho de Mateus foi provavelmente escrito em Antioquia, na Síria. Antioquia era uma cidade importante no Império Romano e era um centro de cristianismo primitivo. Havia uma grande comunidade judaica em Antioquia e muitos judeus se converteram ao cristianismo. O Evangelho de Mateus foi provavelmente escrito para esta comunidade judaico-cristã.
Existem algumas evidências que sugerem que o Evangelho de Mateus foi escrito em Antioquia. Por exemplo, o Evangelho contém muitas referências à cultura judaica e às Escrituras Hebraicas. O Evangelho também contém algumas palavras e frases que são comuns no grego falado em Antioquia.
A cidade de Antioquia era um importante centro de comércio e cultura. Era também um importante centro de cristianismo primitivo. Havia uma grande comunidade judaica em Antioquia e muitos judeus se converteram ao cristianismo. O Evangelho de Mateus foi provavelmente escrito para esta comunidade judaico-cristã. Provavelmente este seja um dos motivos pelo qual, o Evangelho de Mateus é o primeiro livro da Bíblia do Novo Testamento.
Por conseguinte, o Evangelho de Mateus foi escrito num contexto judaico-cristão e reflete as preocupações e interesses dessa comunidade.
Propósito
O propósito do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias e o Filho de Deus. Mateus quer mostrar aos seus leitores que Jesus é o Messias prometido nas Escrituras Hebraicas. Ele também quer mostrar que Jesus é o Filho de Deus e que ele veio à Terra para salvar as pessoas dos seus pecados.
Mateus apresenta Jesus como o Messias de várias maneiras. Por exemplo, ele mostra que Jesus nasceu de uma virgem, que ele realizou muitos milagres e que ele ressuscitou dos mortos. Mateus também mostra que Jesus cumpriu muitas das profecias messiânicas do Antigo Testamento.
Mateus também apresenta Jesus como o Filho de Deus. Ele mostra que Jesus é o Filho de Deus ao relatar o seu batismo, a sua transfiguração e a sua ressurreição. Mateus também mostra que Jesus é o Filho de Deus ao citar as palavras de Jesus, nas quais ele se refere a Deus como seu Pai.
O propósito de Mateus ao apresentar Jesus como o Messias e o Filho de Deus é levar os seus leitores a crerem em Jesus. Mateus quer que os seus leitores reconheçam que Jesus é o Salvador do mundo e que ele é o único caminho para a salvação.