Olá leitores, hoje vamos falar sobre o livro “O Triste Fim De Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. Esse livro é um clássico da literatura brasileira e conta a história de um funcionário público que se apaixona pela língua portuguesa e decide lutar para que ela seja reconhecida como a língua oficial do Brasil.
A história de Policarpo Quaresma
Policarpo Quaresma é um homem simples e ingênuo que trabalha como revisor de textos em um jornal. Um dia, ele se depara com um erro de português em um artigo e fica indignado. A partir daquele momento, ele decide dedicar sua vida à luta pela preservação da língua portuguesa.
O amor de Policarpo pela língua portuguesa
Policarpo Quaresma é um apaixonado pela língua portuguesa. Ele acredita que a língua é a alma de um povo e que é fundamental preservá-la. Ele passa horas estudando gramática e literatura, e se esforça para usar sempre palavras corretas e elegantes.
A luta de Policarpo Quaresma pela língua portuguesa
Policarpo Quaresma enfrenta muitas dificuldades em sua luta pela língua portuguesa. Ele é ridicularizado por seus colegas de trabalho e por sua família, e é até mesmo ameaçado de morte por grupos que defendem o uso do inglês como língua oficial do Brasil.
Problemas relacionados ao livro
O livro “O Triste Fim De Policarpo Quaresma” é um clássico da literatura brasileira, mas também apresenta alguns problemas. Um dos problemas é que o livro é muito longo e pode ser cansativo para alguns leitores. Outro problema é que o livro é escrito em um estilo antigo, que pode ser difícil de entender para os leitores mais jovens.
Soluções para os problemas
Existem algumas soluções possíveis para os problemas relacionados ao livro “O Triste Fim De Policarpo Quaresma”. Uma solução é dividir o livro em partes menores, para que os leitores possam lê-lo mais facilmente. Outra solução é reescrever o livro em um estilo mais moderno, para que os leitores mais jovens possam entendê-lo melhor.
Exemplos de situações do livro
O livro “O Triste Fim De Policarpo Quaresma” é repleto de situações engraçadas e comoventes. Uma das situações mais engraçadas é quando Policarpo Quaresma decide escrever uma carta ao Presidente da República para protestar contra o uso do inglês como língua oficial do Brasil. Outra situação comovente é quando Policarpo Quaresma morre de tristeza, depois de ver seu sonho de ver a língua portuguesa reconhecida como língua oficial do Brasil ser destruído.
Opiniões de especialistas sobre o livro
“O Triste Fim De Policarpo Quaresma” é um livro que tem sido elogiado por muitos especialistas. O escritor Machado de Assis disse que o livro é “uma obra-prima da literatura brasileira”. O crítico literário Antonio Candido disse que o livro é “um dos romances mais importantes da literatura brasileira”.
O livro “O Triste Fim De Policarpo Quaresma” é um clássico da literatura brasileira que vale a pena ser lido. O livro conta uma história comovente e divertida sobre um homem que luta por aquilo em que acredita. O livro também é um importante documento histórico, pois reflete a luta pela preservação da língua portuguesa no Brasil.