Como Era Feita A Distribuição Dos Livros Da Biblioteca Azul

Como Era Feita A Distribuição Dos Livros Da Biblioteca Azul

Você sabia que a Biblioteca Azul era um dos maiores projetos de distribuição de livros do mundo? Criada em 1938, ela distribuiu mais de 100 milhões de livros ao longo de sua existência. Mas como era feita essa distribuição?

Como Funcionava a Distribuição dos Livros da Biblioteca Azul?

A distribuição dos livros da Biblioteca Azul era feita de várias maneiras. Uma delas era por meio de escolas. As escolas recebiam um determinado número de livros, que eram emprestados aos alunos. Outra forma de distribuição era por meio de livrarias. As livrarias compravam os livros da Biblioteca Azul e os vendiam ao público. Além disso, os livros também eram distribuídos por meio de ambulantes, que iam de porta em porta vendendo os livros.

Quem Podia Emprestar Livros da Biblioteca Azul?


Quem Podia Emprestar Livros Da Biblioteca Azul?, BR Livro

Qualquer pessoa podia emprestar livros da Biblioteca Azul. Não havia restrição de idade ou de escolaridade. Para emprestar um livro, bastava ir a uma escola ou a uma livraria que distribuísse os livros da Biblioteca Azul e apresentar um documento de identidade.

Quanto Tempo Durava o Empréstimo de um Livro da Biblioteca Azul?


Quanto Tempo Durava O Empréstimo De Um Livro Da Biblioteca Azul?, BR Livro

O empréstimo de um livro da Biblioteca Azul durava 15 dias. Após esse período, o livro deveria ser devolvido à escola ou à livraria onde foi emprestado. Se o livro não fosse devolvido no prazo, o leitor pagava uma multa.

Problemas Relacionados à Distribuição dos Livros da Biblioteca Azul


Problemas Relacionados à Distribuição Dos Livros Da Biblioteca Azul, BR Livro

Embora a Biblioteca Azul tenha sido um projeto de grande sucesso, ela também enfrentou alguns problemas. Um dos problemas era a falta de livros. Como a Biblioteca Azul distribuía livros a preços muito baixos, ela não tinha recursos para comprar um número suficiente de livros para atender à demanda.

Outro problema era a distribuição irregular dos livros. Alguns estados e regiões recebiam mais livros do que outros. Isso acontecia porque a distribuição dos livros era feita de acordo com o número de escolas e livrarias em cada estado ou região.

Soluções para os Problemas Relacionados à Distribuição dos Livros da Biblioteca Azul


Soluções Para Os Problemas Relacionados à Distribuição Dos Livros Da Biblioteca Azul, BR Livro

Para resolver os problemas relacionados à distribuição dos livros da Biblioteca Azul, foram adotadas algumas medidas. Uma delas foi a criação de um fundo financeiro para a compra de livros. Esse fundo era formado por doações de empresas e de particulares.

Outra medida adotada foi a criação de um sistema de distribuição mais equitativo. Esse sistema levava em conta o número de habitantes de cada estado ou região, além do número de escolas e livrarias.

Essas medidas ajudaram a resolver os problemas relacionados à distribuição dos livros da Biblioteca Azul, mas o projeto acabou sendo extinto em 1990. A Biblioteca Azul deixou um legado importante, pois ajudou a disseminar a leitura em todo o Brasil.

Como Era Feita A Distribuição Dos Livros Da Biblioteca Azul

Distribuição através de escolas, livrarias e ambulantes.

  • Empréstimo por 15 dias.

A Biblioteca Azul deixou um legado importante, pois ajudou a disseminar a leitura em todo o Brasil.

Empréstimo por 15 dias.


Empréstimo Por 15 Dias., BR Livro

O empréstimo de um livro da Biblioteca Azul durava 15 dias. Esse prazo era contado a partir da data em que o livro era emprestado. Após esse período, o livro deveria ser devolvido à escola ou à livraria onde foi emprestado. Se o livro não fosse devolvido no prazo, o leitor pagava uma multa.

O prazo de 15 dias era considerado suficiente para que o leitor pudesse ler o livro com calma e devolvê-lo em boas condições. No entanto, havia casos em que o leitor precisava de mais tempo para ler o livro. Nesses casos, ele podia solicitar uma prorrogação do empréstimo. A prorrogação era concedida por mais 15 dias, desde que o livro não estivesse reservado para outro leitor.

Para solicitar uma prorrogação, o leitor deveria ir à escola ou à livraria onde o livro foi emprestado e apresentar o livro e o comprovante de empréstimo. O bibliotecário ou o livreiro então prorrogava o empréstimo por mais 15 dias.

Se o leitor não devolvesse o livro no prazo estabelecido, ele pagava uma multa. O valor da multa variava de acordo com o número de dias de atraso. Quanto maior o atraso, maior a multa.

O sistema de empréstimo por 15 dias era uma forma de garantir que todos os leitores tivessem acesso aos livros da Biblioteca Azul. Esse sistema também ajudava a evitar que os livros ficassem parados nas estantes das escolas e livrarias.

Categorized in:

BR Livro,

Last Update: January 16, 2024

Tagged in:

,